Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Bin Laden controlava Al Qaeda de esconderijo no Paquistão, diz oficial do Pentágono

O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, era uma figura ativa no comando da rede extremista e o esconderijo em Abbottabad, no Paquistão, onde foi morto pelas forças especiais dos Estados Unidos, era um centro de comando e controle, segundo o serviço secreto americano.

De acordo com os Estados Unidos, ao contrário do que se acreditava, Bin Laden não tinha uma vida nômade nos últimos anos e estava profundamente envolvido nas tomadas de decisão da Al Qaeda.

"Este complexo em Abbottabad era um centro ativo de comando e controle para o líder da Al Qaeda e está claro (...) que ele não era apenas um pensador estratégico do grupo", disse um oficial que não quis se identificar a jornalistas durante uma entrevista no Pentágono, em Washington.

"Ele era ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas", acrescentou.

Antes da morte de Bin Laden na semana passada, os Estados Unidos tinham sugerido que ele vivia em fuga e era apenas um símbolo para a Al Qaeda.

No sábado, o Pentágono divulgou vídeos caseiros de Osama Bin Laden, apreendidos no esconderijo de Abbottabad, onde ele foi morto na semana passada.

Os cinco vídeos, que tiveram o som removido pelo Pentágono, mostram o líder da Al-Qaeda assistindo a um programa a respeito dele em um canal de televisão árabe e também preparando uma mensagem para os Estados Unidos.
Fonte:
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/05/08/bin-laden-controlava-al-qaeda-de-esconderijo-no-paquistao.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário