Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grupos separatistas homenageiam Bin Laden na Caxemira indiana


Grupos separatistas homenageiam Bin Laden na Caxemira indiana

Nova Délhi, 6 mai (EFE).- Grupos separatistas da Caxemira indiana homenagearam Osama bin Laden nesta sexta-feira na cidade de Srinagar, informaram à Agência Efe diversas fontes.

A principal concentração aconteceu no bairro de Batmaloo por volta das 14h30 locais (6h de Brasília) e foi convocada pelo líder da facção radical da Conferência Hurriyat, Syed Ali Geelani.

Ele liderou uma oração coletiva que contou com a participação de cerca de mil pessoas, segundo uma fonte desta facção consultada pela Efe. Uma fonte policial informou, no entanto, que "poucas pessoas compareceram ao local", embora não tenha especificado a quantidade.

Segundo a agência indiana "Ians", Geelani lembrou durante o ato que Bin Laden, abatido por forças especiais americanas na cidade paquistanesa de Abbottabad, "morreu como um mártir que lutou contra a opressão dos EUA no Afeganistão, no Iraque e na Líbia". O líder separatista disse também que "as sensibilidades muçulmanas foram feridas em todo o mundo pela decisão (dos EUA) de lançar o corpo de Osama ao mar".

"Devido à tristeza e dor que os crentes muçulmanos sentimos no mundo todo pelo modo como foi sepultado, hoje rezamos por ele em sua ausência", disse Geelani, que foi liberado de sua prisão domiciliar para assistir à homenagem, de acordo com a Polícia.

O líder separatista do Partido Democrático pela Liberdade, Shabir Ahmad Shah, também organizou uma manifestação de luto por Bin Laden no bairro de Sarai Bala, segundo a "Ians".

Na Caxemira, única região indiana de maioria muçulmana, milhares de soldados das forças de segurança estão de plantão para proteger a fronteira com o Paquistão e controlar os movimentos insurgentes locais.
Fonte:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/05/06/grupos-separatistas-homenageiam-bin-laden-na-caxemira-indiana.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário