sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obama defende Estado Palestino com fronteiras anteriores a 1967

Presidente dos EUA pediu a renúncia de mais ditadores nos países árabes.
Democrata negou que Bin Laden seja 'mártir' e citou Brasil como exemplo.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (19) que espera que mais líderes deixem o poder no mundo árabe, depois das quedas dos regimes ditatoriais de Tunísia e Egito.
Em um longo discurso na Casa Branca sobre a política norte-americana para os países arabes, Obama reafirmou o compromisso americano em promover as reformas e a transição para a democracia na região, criticou o uso da violência na repressão aos protestos, e pediu que Israel e palestinos façam concessões para a criação de um Estado Palestino, nas fronteiras anteriores a 1967 e desmilitarizado.
"Temos uma oportunidade histórica. Temos uma chance de mostrar que a América valoriza mais a dignidade de um vendedor de rua da Tunísia do que o poder de um ditador", disse.
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa sobre a política americana para os países árabes, nesta quinta-feira (19) na Casa Branca (Foto: AP) 
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa sobre a política americana para os países árabes, nesta quinta-feira (19) na Casa Branca (Foto: AP)
O democrata afirmou que, nos próximos meses, os EUA vão mobilizar todos os recursos possíveis para encorajar as reformas.
Obama negou que Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda morto em 2 de maio pelos americanos no Paquistão, seja um "mártir". O democrata disse que as ideias do saudita são rejeitadas na região.
O democrata também afirmou que o destino dos EUA está ligado ao do Oriente Médio e  ao do norte da África, agitados por uma série de rebeliões populares desde o início do ano.
Ele afirmou que é um erro o fato de o poder estar concentrado nas mãos de "muito poucas pessoas na região".
Para Obama, o caminho da repressão, seguido por muitos regimes na região, não funciona mais.
"Os acontecimentos dos últimos seis meses nos mostram que as estratégias de repressão e repúdio não funcionarão mais", disse.
Ele também citou o papel importante que as novas tecnologias da informação desempenham na difusão dos ideais democráticos.
Obama voltou a citar o Brasil - ao lado da Índia e da Indonésia como um dos exemplos de países que estão evoluindo em um ambiente democrático e tecnológico. -como já havia feito em seu discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em março deste ano.
Obama afirmou que, em alguns casos, a mudança vai levar tempo, e em outros será mais rápida. "Havera bons dias e maus dias", previu.
Israel e palestinos
Obama afirmou que Israel precisa agir "corajosamente" para avançar no processo de paz com os palestinos, mas voltou a defender o direito de defesa do estado israelense.
Ele disse que o futuro Estado Palestino na região deve ser traçado baseado nas fronteiras anteriores a 1967 e que deverá ser desmilitarizado.
"As fronteiras de Israel e Palestina deveriam se basear naquelas de 1967, com trocas mútuas e acertadas de forma que fronteiras seguras e reconhecidas sejam estabelecidas nos dois Estados", disse.
"A retirada completa e em etapas das forças militares israelenses deve ser coordenada com a pretensão da responsabilidade de segurança palestina em um estado soberano e não militarizado", acrescentou.
"A duração deste período de transição precisa ser acertada e a efetividade de arranjos de segurança precisam ser demonstrados."
Segundo o americano, a necessidade de um acordo de paz na região é "mais urgente do que nunca".
Obama também rejeitou o que ele chamou de uma tentativa de "isolar" Israel na ONU em setembro.
"Para os palestinos, os esforços para deslegitimar Israel terminarão em fracasso. Ações simbólicas para isolar Israel nas Nações Unidas em setembro não contribuirão para criar um Estado independente", alertou.
Os palestinos querem proclamar seu Estado soberano na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Para isso, exigem a retirada israelense de todos os territórios ocupados desde junho de 1967, incluindo Jerusalém Oriental.
Israel conquistou naquele ano a parte oriental, árabe, de Jerusalém, e não abre mão dela, já que considera a cidade a capital eterna e indivisível do Estado de Israel.
O principal impasse ocorre porque os palestinos querem que Israel pare de construir assentamentos para seus cidadãos no território que inclui áreas ao redor de Jerusalém Oriental, capturadas por Israel no confronto de 1967.
Líbia
Falando sobre a Líbia, onde os EUA participam de bombardeios liderados pela Otan contra forças do contestado ditador Muammar Kadhafi, Obama justificou a ação argumentando que "milhares teriam sido mortos" no país se não fosse a intervenção aliada.
O americano disse que o tempo está contando contra o coronel Kadhafi e que, no final, ele acabará tendo de deixar o poder, pressionado pela revolta popular iniciada no leste do país.
Crianças líbias fazem sinal da vitória em hospital de Benghazi, sede da resistência anti-Kadhafi no país (Foto: Reuters) 
Crianças líbias fazem sinal da vitória em hospital de Benghazi, sede da resistência anti-Kadhafi no país (Foto: Reuters)
Síria
Obama também instou o presidende da Síria, Bashar al Assad, a liderar o processo de transição do país para a democracia, ou a "sair do caminho". Ele disse que Assad deve dialogar com a oposição ou corre o risco de ficar "isolado".
Iêmen e Bahrein
Obama afirmou que o presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, deve cumprir a promessa de transferir o poder, e também disse que os líderes do Bahrein devem criar condições para o diálogo com a oposição.
O Iêmen, base de um atuante ramo da rede terrorista da al-Qaeda, é um importante aliado americano na região.
Convidada faz vídeo do presidente Obama durante o discurso desta quinta (19) (Foto: AP)Convidada faz vídeo do presidente Obama durante
o discurso desta quinta (19) (Foto: AP)
Tunísia e Egito
O democrata afirmou que as autoridades americanas vão ajudar os novos governos democráticos da Tunísia e do Egito a recuperar os fundos "roubados" por integrantes corruptos dos regimes anteriores.
Ele anunciou um programa para oferecer US$ 1 bilhão de alívio da dívida para financiar o Egito e a Tunísia, com base no apoio financeiro que sustentou a evolução do leste europeu pós-soviético.
Especificamente, o plano buscará reorientar o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, que ajudou a reconstruir economias de mercado na Europa pós-comunista, a desempenhar um papel similar no Oriente Médio.
Os Estados Unidos também trabalharão com o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o Banco de Desenvolvimento Africano para liberar mais financiamento e garantias de crédito para encorajar a reforma democrática no mundo árabe, afirmaram fontes oficiais.
A intenção do Plano Árabe, de Obama, parece ser uma tentativa de combater a privação econômica e os prospectos miseráveis de grandes porções da população árabe que, junto com a repressão aos direitos básicos, levou aos protestos.
Mulheres
O americano disse que a região só vai conseguir atingir todo seu potencial de desenvolvimento se der direitos iguais às mulheres.
O democrata também afirmou que a corrida por armas nucleares na região "não beneficia a ninguém".
Fonte:
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/05/em-discurso-obama-pede-saida-de-mais-ditadores-nos-paises-arabes.html

Nenhum comentário:

Postagens Mais Recentes






A musica oficial da NOM

Sabemos que o Illuminati pretende unificar o mundo sobre um governo ditador e, até mesmo, estamparam na nota de um dólar americano essa intenção. Por que os últimos 4 presidentes têm falado tanto da necessidade de uma NOVA ORDEM MUNDIAL?

9/11 de 1991 - exatamente 10 anos antes

Eles dominam o mundo da música (video)

Eles dominam o mundo da música    (video)
veja nesse video os varios cantores que os ILLUMINATES vem controlando, todos eles são obrigado a mensionar o nome deles em suas musicas, assim como Michael Jackson tambem era.

Comunidade Orkut

Comunidade Orkut
Clique na imagem acima e ajude a divulgar tudo sobre a Nova Ordem Mundial e a implantação do MicroChip - Marca da besta a todos os irmãos do orkut - PARTICIPE

Nos escreva um e-mail dizendo a sua dúvida para que possamos colocar no blog:

Me ajude a divulgar este blog

Minha foto
Sou formado em Educação Fisica pela UFPR, com especialização em Treinamento Desportivo de Alto Nível pelo Institut of Culture Phisic of Moscou - Russia. Mas atualmente me afastei da minha profissão para buscar a palavra de DEUS.

Visite o meu blogspot

Nossos visitantes desde 08-06-2010:


localizar o internauta

Saiba de onde vem os visitantes:

free counters

Contagem regressiva para o dia 11/11/11 as 11:11:11s111mil.

Veja os paises que mais acessaram o blog: